terça-feira, 8 de março de 2011

A AMIZADE EM CRISTO.

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (Jo 15, 13).
Como é bom ter amigos, e como é lindo o dom da amizade que Deus coloca entre nós homens. Uma amizade fiel é motivo de alegria, felicidade, segurança e muitos mais. Há pessoas, que encontra mais facilidade para ter amigos, já outros, com menos, porém, todos nós temos bons amigos. E é curioso, como Deus aproxima um amigo na nossa vida. Uma amizade nasce em inúmeras ocasiões, e lugares. As maiores amizades, construí-se da forma mais simples.
Feliz do homem, que vive verdadeiramente uma amizade, abrindo seu coração, partilhando suas alegrias, suas conquistas, suas vitórias, e seus projetos. Mas, uma boa amizade passa além disso. Com ela, podemos dividir nossos erros e problemas, nossas dores e aflições.
E são nos momentos mais difíceis, que compreendemos o valor dos verdadeiros amigos. Na dificuldade e na tribulação, ter um amigo é sinal de força e amparo, e é bonito de ver que num momento tão delicado, contamos com a presença do fiel amigo, dividindo e vivendo junto, todas as angustias. Isso alegra a nossa a vida, e nos leva a perceber que, nada é capaz de separar uma linda amizade que Deus constrói.
A segurança de um amigo, nós podemos comparar a um barco, que navega no oceano, debaixo de tempestade, e com o mar furioso. As ondas do mar estão agitadas e o medo toma conta dos navegantes. De repente, vem o aviso: “-Terra a vista”. E então, o capitão controla seu barco, até as proximidades da praia, atraca seu barco tranquilamente, achando seu porto seguro. Ali eles ficam esperando a tempestade passar. O tempo ruim passa, e eles seguem a viagem novamente. Porém, na nossa vida, sabemos que não é sempre assim. Quantos casos de pessoas, que achamos ser nossos amigos, mas em momentos delicado nos abandonam.
Diz na Sagrada Escritura: “Pois há amigos em certas horas que deixará de o ser no dia da aflição” (Eclo 6, 8).
Devemos sempre nos preocupar, de que maneira estamos passando e marcando a vida dos nossos amigos. Como estamos nos comportando, para nossos amigos? Estamos encaminhando a nossa amizade para a falsa alegria do mundo, com bebidas, drogas e coisas que não nos preenche, ou estamos trilhando e edificando a nossa amizade em Cristo?
Jesus amou a todos; amou como o mundo não ama. Jesus é nosso amigo. Ele sofreu por seus amigos. Ele se compadece, e vive tudo conosco. Podemos ver uma prova disso, no Evangelho de João, quando o próprio Jesus se comove ao saber que, seu amigo Lázaro estava morto e, tomado de compaixão pôs-se a chorar.
Ao vê-lo chorar assim, como também todos os judeus que acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito.
E, sob o impulso de profunda emoção, perguntou: “Onde o puseste?”
Responderam-lhe: “Senhor, vinde ver”
Jesus pôs-se a chorar.
Observaram por isso os judeus: “Vede como ele o amava!” (Jô 11, 33-36).
Jesus “vive” uma eterna amizade com seus discípulos. Porque escrevi o verbo viver no presente? Para entendermos que, Cristo “vive” uma eterna amizade de amor com todos que ama-o, e serve-o na evangelização. “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu Senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo o quanto ouvi de meu pai”(Jo 15, 15).
Imaginem comigo, como deve ter sido maravilhoso, a ultima ceia de Jesus com os discípulos. Pela razão, parece ter sido o último encontro, antes da morte. Porém, para Jesus, ele continuaria vivo nos corações de seus discípulos. O Senhor instituía ali, a eucaristia, que seria a entrega de seu corpo e sangue. Ele nos promete que, todo aquele que comesse aquele pão e bebesse aquele vinho, estava recebendo o próprio Cristo que viveria eternamente com eles. Ali, eles celebravam a vida, as alegrias, e tudo aquilo que eles tinham vivido durante os três anos que caminharam com Jesus.
Uma amizade em Cristo jamais passa, jamais morre, jamais acaba. Moisés e Araão, Elias e Samuel, São Paulo e São Pedro, São Francisco e Santa Clara, nos dão provas concretas de que, se Cristo esta selando nossa amizade, ela jamais cessa, e quão verdadeira é uma amizade aos olhos de Deus.
Você é amigo? Então, celebre o Cristo, a vida, a amizade, em intensa festa, sabendo que todos os dias, é dia dos amigos. Ame, perdoe, doe-se, e entregue-se a uma verdadeira amizade, construída por Deus, consciente de que um amigo vive de alegrias e tristezas, felicidades e aflições.
Experimente viver uma amizade em Cristo, assim como Cristo é nosso Amigo. Um amigo que se entregou numa Cruz por amor a nós. Só a força do “amor amigo” de Jesus, é capaz de nos provar que, não existe uma amizade melhor e maior do que a Dele.
“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro” (Eclesiástico 6, 14).
Nada é capaz de nos separar do amor, e da amizade de Cristo. Quem encontra Jesus, encontra este amigo fiel, e vive eternamente feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário